4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL

Este Planejamento Estratégico norteará as ações do IFPA para o próximo quinquênio. Ademais, este capítulo orienta todo o conteúdo do PDI, perpassando pelo planejamento da oferta de cursos, organização e gestão de pessoal, da infraestrutura necessária, e pela avaliação institucional. A elaboração deste documento teve como característica preponderante a participação dos servidores e alunos, reforçando a gestão participativa da instituição, na busca pelo envolvimento de todos em prol do futuro do IFPA.

A estrutura do IFPA é formada por 19 unidades, sendo 18 Campi e a Reitoria, portanto, torna-se necessária a definição de ferramentas de gestão que possibilitem o fortalecimento do caráter sistêmico do Instituto, seu posicionamento no mercado, conseguindo agregar valor à imagem institucional.

Durante o período de execução do PDI, o Planejamento Estratégico orientará a elaboração de Planos de Desenvolvimento dos Campi (PDC), Planos Anuais de Ações e Metas (PAM) dos Campi e o Plano Estratégico Anual (PEA) da Reitoria, complementando o planejamento institucional, sendo estes planos de caráter tático e operacional, respectivamente.

4.1 Missão, Valores e Visão

Neste item, serão apresentados a Missão, Valores e Visão do IFPA para o próximo quinquênio.

4.1.1 Missão

Promover educação profissional, científica e tecnológica com base cidadã, por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação, colaborando com o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

4.1.2 Valores

  • Ética;
  • Cidadania;
  • Inclusão;
  • Integração;
  • Respeito;
  • Responsabilidade;
  • Transparência.

4.1.3 Visão

Ser uma instituição de referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, comprometida com a excelência na educação, visando ao desenvolvimento da região amazônica.

4.2 Direcionamento estratégico

Indo além da estrutura organizacional do IFPA e colaborando para a relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos, o direcionamento estratégico será orientado por meio de estratégias que representam os pilares sobre os quais serão executadas as ações. A estratégia do IFPA é demonstrada no mapa estratégico, com seus objetivos estratégicos e indicadores. É importante ressaltar que continuamente haverá a seguinte relação para a boa execução de qualquer iniciativa estratégica: projetos com indicadores e indicadores com os objetivos estratégicos.

Para tanto, foi aplicada a matriz SWOT em todas as unidades do IFPA para aferir qual o cenário atual dos ambientes interno e externo, para em seguida deliberar o direcionamento estratégico, sendo depois cada estratégia composta por um conjunto de objetivos que proporcionam um encadeamento lógico com a mesma finalidade: cumprir a Missão e alcançar a Visão de Futuro do IFPA

4.2.1 Matriz SWOT

Após a realização das oficinas de Planejamento Estratégico nas 19 unidades do IFPA, com a aplicação da matriz SWOT, apresentamos o resultado consolidado das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. No Quadro 2, é apresentada a consolidação da análise SWOT realizada nas 19 unidades, por meio de oficinas das quais participaram os servidores, os discentes, os gestores e membros da sociedade civil organizada.

Quadro 2: Consolidação da análise SWOT realizada nas 19 unidades.
SWOT FORÇA FRAQUEZA
AMBIENTE INTERNO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS
  • Referência na área de Educação Técnica e Tecnológica;
  • Lei de criação dos Institutos Federais que possibilita a oferta de cursos em todos os níveis e modalidades;
  • Conceito Institucional 4;
  • Oferta de ensino de qualidade;
  • Oferta diversificada de cursos;
  • Oferta de cursos FIC;
  • Verticalização da oferta do ensino;
  • Política de Assistência Estudantil;
  • Auxílio estudantil;
  • Criação do NAPNE, NEABI, NAC e NEL;
  • Boas equipes pedagógicas;
  • Profissionais altamente qualificados;
  • Desenvolvimento do planejamento institucional;
  • Comprometimento da gestão;
  • Documentos institucionais revisados e atualizados;
  • Expansão da infraestrutura nos Campi e Reitoria;
  • Qualificação e capacitação dos servidores;
  • Valorização dos servidores;
  • Desenvolvimento da pesquisa e extensão;
  • Preparação dos discentes para o mercado de trabalho;
  • Tradição e marca do IFPA;
  • Ampla abrangência territorial;
  • Autonomia dos Campi;
  • Bom relacionamento interpessoal;
  • Abertura ao diálogo;
  • Normatização/regulamentação de documentos;
  • Integração;
  • Criação e institucionalização de políticas institucionais;
  • Bons laboratórios;
  • Recursos de infraestrutura e tecnologia disponíveis;
  • Estrutura de sala de aula adequadas na maioria das unidades;
  • Ótima infraestrutura na maioria das unidades;
  • Incentivo aos esportes;
  • Diversas parcerias público-privadas;
  • Desenvolvimento na integração ensino, pesquisa e extensão.
  • Pouca publicidade da marca IFPA;
  • Marketing institucional insuficiente;
  • Evasão e retenção escolar altas;
  • Aulas práticas insuficientes;
  • Falta adequações dos PPCs às demandas da região;
  • Cursos com demandas saturadas;
  • Relação professor/aluno (RAP) baixa;
  • Falta oferta de cursos FIC para captação de recursos;
  • Falha no planejamento quanto à implantação de cursos;
  • Falta compromisso com o planejamento;
  • Falta de um modelo de gestão;
  • Inexistência do fluxo de processos;
  • Excesso de burocracia;
  • Poucos servidores;
  • Insegurança;
  • Falta de recurso para os laboratórios;
  • Falta acolhimento aos novos servidores;
  • Falta de ações voltadas para a qualidade de vida dos servidores;
  • Desconhecimento do trâmite administrativo;
  • Falta comprometimento de alguns servidores;
  • Precariedade de internet em algumas unidades;
  • Deficiência de suporte de TI;
  • Falta humanização dos serviços;
  • Falta a implantação de mais cursos de Mestrado e Doutorado;
  • Ausência de ergonomia organizacional;
  • Deficiência orçamentária;
  • Falta de merenda escolar;
  • Poucas parcerias público-privadas;
  • Falta a criação de incubadoras;
  • Falta de indicadores de desempenho.
  • AMBIENTE EXTERNO OPORTUNIDADES AMEAÇAS
    • Parcerias com instituições públicas e privadas;
  • Publicidade da rede;
  • Possibilidades de visitas técnicas;
  • Polos industriais;
  • Posição geográfica (possibilidade de inovação);
  • Regiões com carência de formação humana, profissional, científica e tecnológica;
  • Riqueza em etnossociobiodiversidade;
  • Necessidade de certificação de produtos e serviços;
  • Incentivo à criação de incubadoras e empresas juniores;
  • Explorar os recursos naturais da região por meio de projeto de pesquisa e desenvolvimento;
  • Incentivo financeiro para educação;
  • Envolvimento familiar;
  • Convênios e acordos de cooperação com os órgãos locais e associações;
  • Localização favorável para desenvolvimento dos cursos;
  • Desenvolvimento da agricultura;
  • Novos projetos chegando a algumas regiões;
  • Intercâmbio.
    • Cortes orçamentários;
  • Atual cenário político;
  • Falta de segurança pública e insuficiência de transporte público;
  • Violência urbana;
  • Falta de iluminação pública;
  • Falta de pavimentação de acessos aos Campi;
  • Logística do estado;
  • Reforma do ensino médio;
  • Concorrência com Sistema “S”;
  • Conjuntura política e econômica;
  • Desvalorização da carreira docente;
  • Privatização da educação;
  • Terceirização;
  • Cursos EaD (em outras instituições);
  • Saturação no mundo do trabalho para determinados cursos ofertados;
  • Vulnerabilidade social e econômica dos discentes;
  • Falta de investimento na Rede Federal;
  • Falta de políticas públicas;
  • Extinções de cargos;
  • Concorrência com Escolas Técnicas do Estado;
  • Falta de oportunidade de vagas de estágio;
  • Falta de reajuste de salários dos TAEs.
  • Falta de política de expansão da rede.
  • Fonte: PRODIN (2018).

    Por conseguinte, avaliando estas variáveis consolidadas no cenário atual, já considerando os ambientes interno e externo das 19 unidades do IFPA, apresentou-se um diagnóstico estratégico participativo recomendando as estratégias de manutenção, fortalecimento e consolidação das boas práticas existentes no IFPA, para no futuro trabalharmos estratégias de crescimento e ampliação com a finalidade de atendimento das demandas regionais. Nesse contexto, baseado no cenário atual, o direcionamento estratégico do IFPA para o próximo quinquênio adotará como prioritários os seguintes Temas Estratégicos:

    • Consolidação e ampliação da oferta de vagas, suas infraestruturas e seus potenciais de pesquisa, inovação e extensão;
    • Verticalização da oferta de ensino;
    • Promoção da qualidade de vida aos servidores;
    • Ampliação das políticas de permanência e êxito dos alunos;
    • Implantação de sistemas tecnológicos que viabilizem a governança institucional;
    • Promoção da integração social, esportiva, artística e cultural da comunidade acadêmica.

    4.3 Mapa Estratégico

    O Mapa Estratégico está organizado de acordo com as perspectivas do IFPA, utilizando-se como parâmetro as perspectivas do Balanced Scorecard (BSC). De forma a manter um fluxo comunicável e articulado para cada conjunto de unidades, o Mapa Estratégico do IFPA evidencia a integração dos objetivos estratégicos vinculados às perspectivas e ordenados em todos os seus níveis de atuação, orientado sempre pelos valores e com foco na missão, voltados à transformação da sociedade para o alcance do futuro ambicionado na visão institucional.

    Nesse sentido, os distintos objetivos estão associados de modo dinâmico e representativo no mapa, sinalizando a sinergia de causa e efeito entre eles, contemplados nas perspectivas inter-relacionadas, representando de forma visual a estratégia institucional.

    Assim, o IFPA apresenta seu Mapa Estratégico com uma cadeia lógica composta pelos seus valores norteadores, a missão institucional, a visão de futuro e seus objetivos finalísticos e de suporte direcionados às suas perspectivas.

    As perspectivas representam os fatores-chave para uma visão ampliada da instituição. Em outras palavras, cada perspectiva compreende um conjunto de objetivos estratégicos que retratam o que a instituição pretende alcançar mediante um olhar para cada ponto de interesse. Desta forma, são perspectivas do Planejamento Estratégico do IFPA: Aprendizado e Crescimento; Infraestrutura e Tecnologia; Orçamento e Finanças; Processos Internos e Resultados à sociedade.

    4.3.1 Aprendizado e Crescimento

    Representa as bases que a instituição deve desenvolver para gerar aprendizado e crescimento, melhorando a longo prazo. Abrange quatro categorias principais: capacidade dos servidores; capacidade dos sistemas de informação; clima organizacional e procedimentos organizacionais.

    4.3.2 Infraestrutura e Tecnologia

    Representa a infraestrutura física e de tecnologia da informação do IFPA, alinhados com as necessidades das unidades que compõem a organização, auxiliando no desenvolvimento das iniciativas estratégicas previstas para o atingimento dos objetivos estratégicos.

    4.3.3 Orçamento e Finanças

    Representa a informação de recursos orçamentários necessários para a implantação dos objetivos estratégicos da Instituição, bem como as medidas financeiras adotadas para gerar capacidade de investimentos, redução de custos e melhoria da produtividade.

    4.3.4 Processos Internos

    Representa a melhoria dos processos internos já existentes, bem como cria outros processos inovadores, por meio dos quais a instituição pretende atingir a excelência para o cumprimento da missão institucional e o alcance da visão de futuro da instituição.

    4.3.5 Resultados à Sociedade

    Representa como os resultados conquistados pelas iniciativas estratégicas executadas pela instituição são percebidos pelos alunos e sociedade, e em quanto contribuem com a satisfação e bem-estar dos alunos e da sociedade.

    4.4 Objetivos Estratégicos

    Por se tratar de itens indispensáveis para o planejamento institucional, os objetivos estratégicos foram pensados de maneira ampla, ou seja, levando em consideração todas as unidades do IFPA. Eles foram elaborados de acordo com o que se espera do IFPA a longo prazo, ou seja, a visão de futuro, o que oferece tempo para trabalhá-los com calma e ter prazos muito bem definidos durante o quinquênio.

    Os objetivos estratégicos foram elaborados a partir da análise do resultado do PDI anterior, além do cruzamento posto após a aplicação da ferramenta Matriz SWOT em todas as unidades do IFPA. Estes objetivos possuem indicadores e metas e estão diretamente relacionadas ao alcance da visão de futuro da instituição.

    Os objetivos estratégicos, em seguida, serão desdobrados em itens mais específicos e serão trabalhados no PDC de acordo com as especificidades de cada um dos 18 (dezoito) Campi, além dos planos operacionais, PAM e PEA. O trabalho conjunto determinará o sucesso deste PDI, mas, para que isso ocorra, cada unidade do IFPA terá que focar também em seus objetivos próprios para aperfeiçoar os seus processos. Diante do exposto, seguem os objetivos estratégicos, conforme as 5 (cinco) perspectivas do Planejamento Estratégico do IFPA, elaborados para execução no próximo quinquênio:

    1. Aprendizado e Crescimento (AC)
    • AC1 - Desenvolver a gestão de pessoas com foco em resultados;
    • AC2 - Implementar a Governança Institucional.
    1. Infraestrutura e Tecnologia (IT)
    • IT1 - Consolidar e ampliar a infraestrutura;
    • IT2 - Disponibilizar recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados.
    1. Orçamento e Finanças (OF)
    • OF1 – Otimizar a execução orçamentária e financeira.
    1. Processos Internos (PI)
    • PI1 – Institucionalizar e expandir a EaD;
    • PI2 – Aumentar a qualidade da formação acadêmica;
    • PI3 – Fortalecer a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão;
    • PI4 – Fortalecer o processo de ensino e aprendizagem;
    • PI5 – Fomentar políticas e programas institucionais e governamentais;
    • PI6 – Ampliar a oferta de vagas em pós-graduação e qualificação dos servidores;
    • PI7 – Melhorar os indicadores de qualidade educacional e avaliação;
    • PI8 – Promover pesquisa científica e tecnológica;
    • PI9 – Estimular a difusão do conhecimento;
    • PI10 – Melhorar a gestão documental.
    1. Resultados à sociedade (RS)
    • RS1 – Fortalecer as políticas de acesso, permanência, êxito e inclusão social;
    • RS2 – Estimular a inovação, sua proteção e transferência para a sociedade;
    • RS3 – Aprimorar a comunicação com a sociedade;
    • RS4 – Ampliar a sustentabilidade ambiental.

    Na Figura 1, é apresentado o Mapa Estratégico dos Objetivos do PDI 2019-2023.

    Figura 1: Mapa Estratégico, do PDI 2019-2023, do IFPA.

    Mapa Estratégico, do PDI 2019-2023, do IFPA.

    O Quadro 3 apresenta os objetivos estratégicos, indicadores e metas para o período de vigência do PDI 2019-2023.

    Quadro 3: Apresentação dos objetivos estratégicos, indicadores e metas, para o período de vigência do PDI 2019-2023.
    Metas
    Objetivo Estratégico Indicador Fórmula de Cálculo Unidade de Medida 2019 2020 2021 2022 2023 Unidade Responsável Unidade Parceira
    AC1 - Desenvolver a gestão de pessoas com foco em resultados Percentual de servidores assistidos em Saúde e Qualidade de Vida Nº de servidores assistidos pelo Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida / Nº total de servidores * 100 Percentual 32% 33% 35% 40% 45% PROGEP
    Quantidade de servidores capacitados Não tem fórmula. Unidade 559 605 606 634 658 PROGEP PROAD PROPPG PROEN PROEX DTI DPDI Campi
    Percentual de processos da área de gestão de pessoas padronizados Nº de processos padronizados da área de gestão de pessoas / Nº total de processos mapeados da área de gestão de pessoas * 100 Percentual (Cumulativo) 40% 40% 60% 80% 100% PROGEP
    Índice de Titulação Docente (Nº de Doutores * 5 + Nº de Mestres * 4 + Nº de Especialistas * 3 + Nº de Aperfeiçoados * 2 + Nº de Graduados * 1) / Nº Total de docentes Índice 4 4,1 4,2 4,4 4,5 PROGEP PROPPG Campi
    Índice de Titulação dos Servidores Técnico- Administrativos  (Nº de Doutores * 5 + Nº de Mestres * 4 + Nº de Especialistas * 3 + Nº de Aperfeiçoados * 2 + Nº de Graduados * 1 + Nº de Não Graduados * 0,5) / Nº Total de Técnico-administrativos Índice 3 3,1 3,3 3,4 3,5 PROGEP PROPPG Campi
    Percentual de satisfação dos servidores Nº de servidores satisfeitos / Nº total de servidores * 100 Percentual 50% 55% 60% 65% 70% PROGEP DSQV
    AC2 - Implementar a Governança Institucional Percentual de processos de negócio modelados Nº de processos de negócio modelados / Nº total de processos de negócio identificados * 100 Percentual (Cumulativo) 10% 20% 20% 30% 50% DPDI Unidades da Reitoria e Campi
    Percentual de projetos de gestão gerenciados Nº de projetos de gestão gerenciados / Nº total de projetos de gestão identificados * 100 Percentual (Cumulativo) 20% 40% 50% DPDI Unidades da Reitoria e Campi
    Percentual de eficácia na execução do PDI Nº de metas alcançadas / Nº total de metas previstas no PDI para cada exercício * 100 Percentual 70% 75% 80% 85% 90% DPDI Unidades da Reitoria e Campi
    Média do Percentual de Cumprimento da Mitigação dos Riscos Soma do Percentual de Cumprimento da Mitigação dos Riscos identificados pelas unidades / Nº total de riscos identificados * 100 Percentual 100% 100% 50% 60% 70% DPDI Comitê Gestor de Riscos Unidades da Reitoria e Campi
    Percentual de Execução Orçamentária alinhada aos Objetivos Estratégicos Valor executado alinhado aos objetivos estratégicos / Valor total da execução orçamentária * 100 Percentual 60% 70% 80% 80% 90% DPDI Unidades da Reitoria e Campi
    IT1 - Consolidar e ampliar a infraestrutura Número de unidades com Projetos de Prevenção Contra Incêndio (PCI) aprovados Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 5 9 12 15 19 PROAD  DINF Campi
    Número de Campi regularizados com relação ao HABITE-SE, AVCB, titularidade do terreno e registro no SPIUnet Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 1 3 5 7 9 PROAD DINF Campi
    Percentual de área construída  m² construído no ano / m² total existente no ano anterior * 100 Percentual 10% 20% 20% 30% 30% PROAD DINF Campi
    Número de Campi com Refeitório ou Restaurante  Estudantil construído Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 6 8 10 12 18 PROAD DINF Campi
    Número de Campi com Espaço de Convivência construído Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 6 8 10 12 18 PROAD DINF Campi
    Número de Campi com Quadra Coberta Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 10 12 14 16 18 PROAD DINF Campi
    IT2 - Disponibilizar recursos de tecnologia da informação e comunicação de dados Número de Ações do Planejamento Estratégico de TI (PETI) alinhado à Gestão Institucional Não tem fórmula. Unidade 5 5 5 5 5 DTI FORTI/CONIF
    Percentual de Analistas e Técnicos de TI alinhados ao PETI Nº de participantes no encontro dos Analistas e Técnicos de TI / Nº total de Analistas e Técnicos de TI em exercício na função * 100 Percentual 80% 80% 80% 80% 80% DTI CGTI
    Número de Novos Módulos do Sistema Integrado de Gestão (SIG) homologados para utilização na instituição Não tem fórmula. Unidade 6 6 6 6 6 DTI CSI
    Número de Projetos Avançados de manutenção, ajustes, novas funcionalidades para os sistemas de informação em utilização na instituição Não tem fórmula. Unidade 12 14 14 16 16 DTI CSI
    Número de Projetos Avançados de infraestrutura de comunicação de dados Não tem fórmula. Unidade 5 5 6 6 6 DTI CRI
    Número de Projetos Avançados de Governança de TI alinhados à Governança Institucional Não tem fórmula. Unidade 4 4 5 5 5 DTI CG
    OF1 - Otimizar a execução orçamentária e financeira Percentual de custeio em Manutenção Predial Preventiva e Corretiva Nº de recursos aplicados em manutenção predial preventiva e corretiva / Nº total de recursos da Matriz Orçamentária * 100 Percentual 10% 10% 10% 10% 10% PROAD Campi
    Número de licitações compartilhadas realizadas Não tem fórmula. Unidade 6 6 6 6 6 PROAD  Campi
    Percentual de arrecadação de recursos Nº de recursos (R\() arrecadados / Nº  de recursos (R\)) disponibilizados na Matriz * 100 Percentual 20% 20% 3,50% 4% 5% PROAD  Campi
    PI1 - Institucionalizar e expandir a EaD Número de campi com polos de apoio presencial criados e avaliados Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 5 10 11 15 18 CTEAD Todos os Campi
    Número de cursos na modalidade a distância disponíveis para a oferta Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 2 3 4 5 7 CTEAD PROEN PROEX PROPPG Todos os Campi
    Percentual de vagas autorizadas para cursos na modalidade a distância Nº de Vagas autorizadas para cursos na modalidade a distância / Nº Total de Vagas ofertadas * 100 Percentual 3% 5% 6% 8% 10% CTEAD Todos os Campi
    PI2 - Aumentar a qualidade da formação acadêmica Número de parcerias firmadas, visando ao fomento de vagas de estágio, cooperação técnica, intercâmbio de servidores, discentes e egressos Não tem fórmula. Unidade 10 13 20 25 30 PROEX Campi
    Número de vagas de Estágio fomentadas por meio de parcerias firmadas Não tem fórmula. Unidade 60 80 100 120 140 PROEX Unidades da Reitoria Campi
    Número de pessoas atendidas pelos Testes de Proficiência, aplicados para a comunidade interna Não tem fórmula. Unidade 60 80 100 120 150 PROEX Campi
    PI3 - Fortalecer a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Número de ações institucionais com foco na integração entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão Não tem fórmula. Unidade 1 1 1 1 1 PROEX PROEN PROPPG Campi
    Número de projetos executados nos Núcleos de Extensão (NAC, NEL, NTA, NEABI, entre outros) Não tem fórmula. Unidade 25 30 105 120 145 PROEX PROEN PROPPG Campi
    Número de projetos executados por meio da Curricularização da Extensão Não tem fórmula. Unidade 0 40 75 95 120 PROEX PROEN PROPPG Campi
    Número de exemplares físicos, eletrônicos e/ou digitais da Revista de Extensão “Tecendo Caminhos” publicados Não tem fórmula. Unidade 2500 2500 2500 2500 2500 PROEX Campi ASCOM
    Número de Cursos FIC ofertados pelo Centro de Idiomas Não tem fórmula. Unidade 5 7 24 32 40 PROEX Campi
    PI4 - Fortalecer o processo de ensino e aprendizagem Percentual de cursos de graduação participantes do Programa de Monitoria Nº de Cursos de Graduação Participantes do Programa de Monitoria / Nº Total de Cursos de Graduação * 100 Percentual (Cumulativo) 50% 60% 70% 80% 80% PROEN DES Campi com oferta de cursos de graduação
    Percentual de cursos de Educação Básica e Profissional e de Ensino de Graduação com política de nivelamento implementada Nº de cursos de Educação Básica e Profissional e de ensino de graduação com política de nivelamento implementada / Nº Total de cursos de Educação Básica e Profissional e de ensino de graduação * 100 Percentual (Cumulativo) 0% 30% 30% 40% 60% PROEN DEBP DES DIV DPE  Todos os Campi
    Percentual de cursos de Educação Básica e Profissional e Ensino de Graduação com projetos de ensino desenvolvidos Nº de cursos de Educação Básica e Profissional e ensino de graduação com projetos de ensino desenvolvidos / Nº Total de Cursos de Educação Básica e Profissional e ensino de graduação * 100 Percentual (Cumulativo) 10% 20% 20% 20% 20% PROEN DEBP DES Todos os Campi 
    Percentual de estudantes com necessidades educacionais específicas acompanhados pelo NAPNE Nº de estudantes com necessidades educacionais específicas acompanhados pelo NAPNE / Nº Total de estudantes com necessidades educacionais específicas * 100 Percentual (Cumulativo) 60% 80% 80% 90% 100% PROEN DAAI Todos os campi
    Percentual de cursos de graduação com mínimo de 10% de sua carga horária obrigatória constituído por programas e projetos de extensão Nº de Cursos de Graduação com mínimo de 10% de sua carga horária obrigatória constituído por programas e projetos de extensão / Nº Total de Cursos de Graduação * 100 Percentual (Cumulativo) 0% 40% 100% 100% 100% PROEN DES PROEX PROPPG Campi com oferta de ensino superior 
    Percentual de cursos de licenciatura participantes de Programa de Iniciação à Docência Nº de Cursos de Licenciatura Participantes do Programa de Iniciação à Docência / Nº Total de Cursos de Licenciatura * 100 Percentual (Cumulativo) 30% 35% 35% 40% 40% PROEN DES Campi com oferta de cursos de licenciatura
    PI5 - Fomentar políticas e programas institucionais e governamentais Número de ações extensionistas realizados pela PROEX, com abrangência institucional Não tem fórmula. Unidade 9 9 9 9 9 PROEX Campi
    Número de projetos executados por meio do Programa de Apoio às Atividades de Extensão do IFPA (PRO-EXTENSÃO) Não tem fórmula. Unidade 36 36 36 36 36 PROEX Campi
    Museu do IFPA implantado Não tem fórmula. Binário Não Não Não Não Sim PROEX Campi
    Número de Unidades Empreendedoras implantadas Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 3 6 7 12 16 PROEX Campi
    Percentual de egressos atendidos pelo Planos de Providências de Atendimento aos Egressos (PPAE) Nº de egressos dos últimos 3 anos atendidos pelo PPAE / Nº de egressos dos últimos 3 anos *100 Percentual 3% 4% 5% 6% 7% PROEX CGIPEs Setores Extensão/ Campi
    Número de Boletins produzidos pela Rede OMT Não tem fórmula. Unidade 2 2 2 2 2 PROEX DPDI PROPPG CGIPEs Setores de Extensão/ Campi
    Percentual de Egressos inseridos no mercado de trabalho Nº de egressos inseridos no mercado de trabalho dos últimos 3 anos / Nº Total egressos formados dos últimos 3 anos * 100 Percentual 5% 10% 15% PROEX CGIPE’s OMT’s Setores de Extensão/ Campi
    PI6 - Ampliar a oferta de vagas em pós-graduação e qualificação dos servidores Número de convênios de cooperação técnico-científico e educacional (Minter, Dinter e cooperações) com IES públicas para a qualificação do corpo de servidores Não tem fórmula. Unidade 5 5 3 4 5 PROPPG
    Número de bolsas e auxílios de Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado do Programa Institucional de Qualificação (PIQ/IFPA), por meio de Editais anuais Não tem fórmula. Unidade 10 10 4 4 4 PROPPG
    Número de cursos de pós-graduação stricto sensu Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 4 5 5 5 6 PROPPG Campi
    Percentual de vagas ofertadas em Pós-graduação lato sensu Nº de vagas ofertadas em Pós-graduação “lato sensu” / Nº total de vagas ofertadas * 100 Percentual 6% 7% 8% 8% 8% PROPPG Campi
    PI7 - Melhorar os indicadores de qualidade educacional e avaliação Percentual de requisitos de Acessibilidade Nº de requisitos de acessibilidade atendidos / Nº total de requisitos de acessibilidade estabelecidos na legislação * 100 Percentual (Cumulativo) 5% 10% 15% 20% 25% PROAD DINF DPDI PROEN Campi
    Índice Geral de Cursos (IGC)* Definida anualmente pelo INEP Unidade 4 4 4 5 5 PROEN Campi com oferta de ensino superior
    Média das notas dos cursos no Conceito de Curso (CC)* Soma das Notas das Avaliações in loco / Nº de Cursos Avaliados Unidade 4 4 4,1 4,2 4,3 PROEN Campi com oferta de ensino superior 
    PI8 - Promover pesquisa científica e tecnológica Número de bolsas nos programas institucionais de iniciação científica, tecnológica e inovação do CNPq /CAPES /FAPESPA Não tem fórmula. Unidade 55 55 50 50 50 PROPPG
    Número de Campi com Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) implantado Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 8 11 14 17 18 PROPPG Campi
    Número de Eventos Institucionais de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (ICTI) Não tem fórmula. Unidade 15 18 18 18 18 PROPPG Campi
    Número de Projetos de Pesquisa executados em parceria com o setor produtivo Não tem fórmula. Unidade 8 10 12 15 15 PROPPG Campi
    PI9 - Estimular a difusão do conhecimento Número de livros impressos e em formato digital publicados pela Editora do IFPA Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 5 6 7 8 9 PROPPG
    Número de títulos de livros cadastrados junto à Biblioteca Nacional pelo prefixo editorial do IFPA  Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 18 22 27 33 40 PROPPG
    PI10 - Melhorar a gestão documental Implementação da Política de Arquivo Institucional Não tem fórmula. Binário Não Não Não Não Sim Gabinete da Reitoria PROAD Comissão AFD Arquivistas DTI Campi
    Número de documentos organizados de acordo com o CONARQ Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 4.000 5.000 6.500 8.000 9.500 Gabinete da Reitoria PROAD Comissão AFD Arquivistas DTI Campi
    RS1 - Fortalecer as políticas de acesso, permanência, êxito e inclusão social Percentual de estudantes atendidos pela Política de Assistência Estudantil  Nº de alunos atendidos pela Política de Assistência Estudantil / Nº de total de alunos matriculados que atendam os critérios da Política * 100 Percentual 80% 85% 90% 90% 90% PROEN Todos os Campi
    Número de campi com NAPNEs estruturados, conforme regulamentação Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 5 8 8 12 15 PROEN DAAI Todos os Campi
    Número de Campi com Política de Ações Afirmativas Específicas implementada Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 0 12 12 14 18 PROEN DAAI Todos os Campi
    Percentual de vagas ofertadas para cursos técnicos de nível médio na forma integrada Nº de vagas ofertadas para cursos técnicos de nível médio na forma integrada / Nº total de vagas ofertadas * 100 Percentual 30% 30% 30% 30% 30% PROEN DEBP Todos os Campi
    Percentual de vagas ofertadas para o EJA-EPT Nº de vagas ofertadas para o EJA-EPT / Nº total de vagas ofertadas no ano anterior * 100 Percentual 7% 9% 10% 10% 10% PROEN DEBP Todos os Campi
    Percentual de vagas ofertadas para Licenciaturas e Programas de Formação Docente Nº de vagas ofertadas para Licenciatura e Programas de Formação Docente / Nº total de vagas ofertadas * 100 Percentual 20% 20% 20% 20% 20% PROEN DES PROPPG Todos os Campi
    Índice de Eficiência Acadêmica Taxa de Conclusão + (Taxa de Conclusão / (Taxa de Conclusão  + Taxa de Evasão)) * Taxa de Retenção Percentual 48% 49% 50% 51% 52% PROEN DPE PROEX PROPPG DPDI Campi
    RS2 - Estimular a inovação, sua proteção e transferência para a sociedade Número de tecnologias produzidas pelo IFPA protegidas Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 8 10 10 11 12 PROPPG
    Número de ações de difusão da inovação realizadas em parceria com outras instituições públicas e privadas Não tem fórmula. Unidade 4 5 5 6 7 PROPPG PROEX Campi
    Número de licenciamentos e transferências de tecnologias para o setor privado, educacional ou comunidades locais realizados Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 5 7 5 5 5 PROPPG PROEX
    RS3 - Aprimorar a comunicação com a sociedade Número de campanhas criadas e divulgadas em multimeios para os públicos de interesse. Não tem fórmula. Unidade 4 4 4 4 4 ASCOM Reitoria ASCOM Campi
    Número de veiculação de matérias jornalísticas sobre Ensino, Pesquisa e/ou Extensão na imprensa Não tem fórmula. Unidade 26 26 52 78 104 ASCOM Reitoria ASCOM Campi
    Número de acessos às matérias publicadas no site e redes sociais do IFPA Não tem fórmula. Unidade 200.000 250.000 4.000.000 5.000.000 6.000.000 ASCOM Reitoria ASCOM Campi
    Percentual de eficiência no atendimento das manifestações Nº de manifestações atendidas e acatadas / Nº total de manifestações recebidas * 100 Percentual 100% 100% 100% 100% 100% Ouvidoria Geral Ouvidorias nos Campi
    Número de Campi com Ouvidoria Local com gestores do e-OUV implantadas Não tem fórmula. Unidade 1 1 1 1 1 Ouvidoria Geral Ouvidorias nos Campi
    Número de Campi com e-SIC Implantado Não tem fórmula. Unidade 5 4 4 5 Gabinete da Reitoria  Gabinete dos Campi 
    Número de serviços prestados em meio digital Não tem fórmula. Unidade (Cumulativo) 5 10 15 20 25 Gabinete da Reitoria  Gabinete dos Campi 
    Percentual de Satisfação dos usuários com os serviços digitais do IFPA Nº de usuários satisfeitos com os serviços digitais do IFPA / Nº total de usuários entrevistados * 100 Percentual 70% 75% 80% 85% 90% Gabinete da Reitoria DTI
    Número de dados abertos publicados no Portal Brasileiro de Dados Abertos Não tem fórmula. Unidade 20 30 40 45 50 DPDI Comitê de Dados Abertos e DTI
    RS4 - Ampliar a sustentabilidade ambiental Índice Global de sustentabilidade do IFPA (Soma das razões indicador/meta do PLS institucional e do PIAA/ nº total de indicadores do PLS e do PIAA)*100 Percentual 75% 80% 90% DPDI Campi

    Fonte: DPDI (2020).

    4.4.1 Indicadores e metas

    Os indicadores são métricas que geram informações, permitindo acompanhar o desenvolvimento dos objetivos estratégicos, identificando avanços, melhorias na qualidade, correção de problemas e necessidade de mudança. São, também, instrumentos de gestão essenciais para o acompanhamento dos resultados alcançados em relação aos objetivos definidos no Planejamento Institucional.

    Nesse contexto, eles existem para medir aspectos expressivos para a Instituição, como: controle, melhoria, informação e outros. Além disso, servem para auferir se os objetivos estratégicos estabelecidos estão sendo alcançados. Para isso, possuem unidades de medidas associadas, além de atributos como, fórmula, unidade de medida, fonte de dados, responsáveis e periodicidade. Portanto, os indicadores medem o alinhamento entre o ambicionado e o concretizado no processo de planejamento.

    Definido o modelo de gestão a ser seguido pelos próximos anos, que prevê reuniões periódicas para análise das estratégias, os indicadores são itens imprescindíveis para garantir o monitoramento adequado do cumprimento da estratégia. É importante ressaltar, que mesmo estando validados, os indicadores são passíveis de alterações, tal alteração ou exclusão de um indicador deve acontecer sempre que se perceber que este não está conseguindo apontar ações para algo que vai gerar um resultado institucional. Neste caso, deve-se realizar uma discussão com o setor que está à frente do indicador para se saber qual a relevância de aferição destas informações, sendo todas as circunstâncias analisadas. No mesmo sentido, vale lembrar que a deliberação de inserção, troca ou retirada de indicadores do Planejamento Estratégico será feita em conjunto, durante as Reuniões de Análise das Estratégias (RAEs).

    As metas estabelecidas pela Instituição têm que refletir a sua realidade, outrossim, ela representa o estado futuro de um desempenho desejado. Para este fim, são temporais e estritamente ligadas a prazos e são mensuráveis. Para isso, cada indicador deve apontar uma meta anual a ser alcançada. Destarte, a meta é o caminho a ser percorrido para que se possa alcançar o objetivo almejado pela instituição quantitativa e qualitativamente.

    4.5 Monitoramento

    Neste item, constam informações do Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP) e do Painel do ForPDI.

    4.5.1 Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP)

    O SIGPP é um sistema que auxiliará a gestão no monitoramento das iniciativas estratégicas executadas anualmente no IFPA. Para assegurar o alcance dos objetivos do PDI 2019-2023, foram definidos indicadores e metas que serão monitorados constantemente no SIGPP e por meio de RAE, onde será avaliada a execução do Planejamento Estratégico, pautadas nos indicadores de esforço e resultados e das iniciativas estratégicas, sendo possível então alterar indicadores e aprovar ou encerrar projetos, por exemplo.

    Essa ferramenta de gestão permitirá que os desdobramentos dos objetivos do PDI sejam perpassados aos planos gerenciais ou táticos, PDCs, e aos planos operacionais, PEA e PAM. Neste sentido, viabilizará a implementação dos planos de ações dentro do alinhamento das perspectivas do Mapa Estratégico com indicadores e metas já definidos no quinquênio, proporcionando, dessa maneira, formas de repensar a melhoria contínua dos processos do IFPA.

    A RAE será um instrumento de gestão para facilitar a percepção do rumo que o IFPA estará seguindo e auxiliar na tomada de decisão sobre quais intervenções devem ser feitas, para que toda a instituição caminhe sempre com a melhor estratégia. A ideia inicial foi que as reuniões quadrimestrais ocorressem com uma agenda incorporada ao CODIR, garantindo a representatividade de todos os gestores das unidades da instituição. No entanto, neste processo de revisão do PDI, e em atendimento ao que dispõe a IN nº 24/2020/ME, estas reuniões deverão ocorrer trimestralmente, a partir dos próximos anos, pelo Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade (CGRCI) do IFPA, que deverá analisar os relatórios de monitoramento e validá-los.

    O sistema de monitoramento e avaliação apresentará informações por meio de gráficos, relatórios de atividades e de gestão que refletirão os resultados quantitativos e qualitativos, evidenciando as execuções das ações de formas parciais e finais, trazendo portanto, dados sobre a eficiência do desempenho em conjunto com a eficácia do resultado do que foi planejado, auxiliando assim o desenvolvimento da estratégia e a tomada de decisão referente à solução dos problemas identificados, direcionando as ações, efetivamente, para o alcance da visão de futuro.

    4.5.2 Painel do ForPDI

    Os objetivos e metas do IFPA para os anos de vigência do PDI são informações essenciais, pois serão referência para análises subsequentes para verificação do desempenho da instituição a ser demonstrado por meio de resultados tangíveis. Para tanto, o SIGPP será utilizado para monitorar o plano e gerar relatórios sobre a execução das metas. Esse sistema está passando por customizações que almejam atender essas demandas.

    Todavia, para contribuir com a geração de dados sobre o PDI, também poderão ser utilizados recursos ferramentais da Plataforma ForPDI, que disponibilizará um Painel de Bordo, também chamado de Dashboard, que permitirá o acompanhamento e monitoramento dos indicadores e metas do PDI, representando as informações referentes à sua execução. Trata-se, na verdade, de um Painel de Gestão com gráficos e tabelas sobre o PDI que possibilitará a tomada de decisão de forma mais rápida, pois é possível gerir automaticamente todas as metas do indicador de acordo com a sua periodicidade. É possível também definir diferentes perfis de acesso para visualização do painel.

    4.6 Cadeia de Valor do IFPA

    A cadeia de valor é um instrumento básico da gestão por processos, uma representação lógica do conjunto de processos que remetem às suas respectivas atividades, facilitando a percepção quanto a necessidade de esforços para resultados institucionais à sociedade.

    A decomposição da cadeia de valor na arquitetura de processos permite a identificação das atividades, com suas forças e fraquezas, fontes de custo, indicadores e o potencial de diferenciação dos macroprocessos de negócio.

    A oportunidade de melhoria dos processos passa a ser identificada, uma vez que a Cadeia de Valor permite também constatar sobreposições, lacunas e deficiências nas atividades da instituição.

    A partir da Cadeia de Valor, da sua relação com os objetivos estratégicos traçados no PDI, que facilita a percepção quanto à necessidade de atenção, o que potencializa resultados à sociedade, é garantido o ciclo que corresponde ao diagnóstico, ao monitoramento e a avaliação da estratégia organizacional. A Cadeia de Valor tem a finalidade de:

    • apresentar, de forma clara, a relação entre as estratégias de gestão e os resultados;
    • facilitar a visualização das potencialidades institucionais ao público interno e externo;
    • revelar as relações existentes entre o fazer da instituição e os valores entregues aos alunos e a sociedade;
    • apresentar de forma simplificada os macroprocessos realizados na instituição.

    O destaque vai para a representação dos macroprocessos finalísticos apresentados de forma encadeada, sequencial (ponta a ponta), a exemplo do estudo de demanda à certificação profissional e a gestão do egresso. O movimento restante desse encadeamento valoriza a necessidade de fortalecimento dos fluxos nas diversas áreas de negócio das unidades que compõem o IFPA.

    • da identificação da demanda ao planejamento do Ensino, Pesquisa e Extensão;
    • dos estudos preliminares à aprovação do curso;
    • da prospecção da demanda ao acesso do aluno;
    • da matrícula do aluno à certificação;
    • da certificação à gestão do egresso;
    • da Prospecção de fomento à aprovação do PD&I;
    • da realização da pesquisa à produção de conhecimento;
    • da produção de conhecimento à transferência de tecnologia;
    • da Prospecção à aprovação de atividades de extensão;
    • da intervenção Extensionista à geração de produtos;
    • da geração de produtos ao gerenciamento dos produtos.

    Macroprocessos de Governança e de Apoio apresentam destaques para a comunicação institucional, a participação e controle social, a gestão do desenvolvimento e gerenciamento de pessoas, além dos que, a partir de atuação sistêmica viabilizam as condições necessárias ao desenvolvimento dos macroprocessos finalísticos e a entrega de valores aos alunos e a sociedade, conforme apresentado na Figura 2.

    Os Quadros 4, 5 e 6 apresentam, respectivamente, os macroprocessos finalísticos, de gestão e de suporte.

    Figura 2: Cadeia de Valor do IFPA.

    Cadeia de Valor do IFPA.

    Fonte: EGPGP (2020).

    Quadro 4: Macroprocessos Finalísticos.
    MACROPROCESSOS FINALÍSTICOS
    MACROPROCESSOS PROCESSOS
    Da identificação da demanda ao planejamento do Ensino, Pesquisa e extensão.
    • Analisar Arranjos Produtivos Locais, Sociais e Culturais;
    • Analisar Demandas Sociais;
    • Formular Políticas de Ensino;
    • Estabelecer Diretrizes para Ensino, Pesquisa e Extensão;
    • Definir a Oferta de Cursos e Vagas;
    • Avaliar atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
    Dos estudos preliminares à aprovação do curso.
    • Desenvolver Projetos de Cursos;
  • Aprovar Projetos de Cursos;
  • Autorizar a Oferta de Curso;
  • Viabilizar o Reconhecimento dos Cursos.
  • Da prospecção do aluno ao acesso do aluno
    • Identificar Públicos Estratégicos dos Cursos;
  • Comunicar a oferta dos Cursos;
  • Realizar Processo Seletivo.
  • Da Matrícula do aluno à conclusão e certificação
    • Realizar Matrícula dos Alunos;
  • Acolher Alunos Matriculados;
  • Projetar e Entregar Serviços de Assistência ao Aluno;
  • Realizar formação com base no PPC dos Cursos;
  • Projetar e entregar serviços de Administração Escolar;
  • Certificar os Alunos.
  • Da prospecção à aprovação de atividades de extensão
    • Acompanhar os Egressos;
  • Articular relacionamento com o Mundo do Trabalho;
  • Formular Políticas de Extensão;
  • Articular Relações Externas e de Internacionalização;
  • Desenhar Intervenções Extensionistas;
  • Viabilizar Intervenções Extensionistas;
  • Aprovar Intervenções Extensionistas.
  • Da intervenção extensionista à geração de produtos
    • Executar Intervenções Extensionistas;
  • Fomentar Práticas Desportivas, Arte e Cultura;
  • Fomento ao Empreendedorismo;
  • Avaliar impactos das Intervenções Extensionistas;
  • Gerir Produtos das Intervenções Extensionistas;
  • Da Prospecção de fomento à aprovação de PD&I
    • Formular Políticas de Pesquisa e Inovação;
  • Viabilizar fomento para projetos de pesquisa e inovação;
  • Viabilizar fomento para Iniciação Científica;
  • Elaborar projetos de pesquisa e inovação;
  • Aprovar projetos de pesquisa e inovação.
  • Da realização da pesquisa à produção de conhecimento e transferência de tecnologia
    • Executar projetos de pesquisa e inovação;
  • Fomentar o registro de propriedade intelectual;
  • Difundir conhecimento científico;
  • Transferir conhecimento e tecnologia.
  • Fonte: EGPGP (2020).

    Quadro 5: Macroprocessos de Gestão.
    MACROPROCESSOS DE GESTÃO (GOVERNANÇA E ESTRATÉGIA)
    MACROPROCESSOS PROCESSOS
    Gestão Estratégica
    • Gestão do Planejamento Estratégico Institucional;
    • Gestão do portfólio de produtos e serviços;
    • Gestão do Portfólio de Projetos Estratégicos;
    • Gestão de Processos;
    • Gestão de Riscos;
    • Gestão do Desenho Organizacional;
    • Gestão da Imagem Institucional;
    • Monitoramento e avaliação da estratégia e prestação de contas.
    Gestão da Governança
    • Gestão de Riscos;
  • Gestão de Auditorias Internas;
  • Prestação de Contas;
  • Gestão de Atividades Correcionais e Éticas;
  • Gestão das Relações Institucionais;
  • Gestão dos Órgãos Colegiados, Comitês, Comissões e Grupos de Trabalho;
  • Gestão dos processos de escolha dos gestores.
  • Comunicação e Relações Institucionais
    • Gestão da Comunicação Institucional;
  • Gestão da Comunicação Interna;
  • Gestão de Redes e Relações Institucionais;
  • Gestão de Relações Parlamentares;
  • Gestão de Relações e Acordos Internacionais.
  • Planejamento e orçamento
    • Gestão do Plano Plurianual;
  • Gestão do Orçamento.
  • Modernização Organizacional
    • Modelagem de Estruturas, Hierarquias e Funções;
  • Gestão de Estruturas de Governança;
  • Gestão do Desempenho e Contratualização de Resultados.
  • Gestão do Desenvolvimento e Gerenciamento de Pessoas
    • Planejamento da necessidade de pessoal;
  • Gerenciar recrutamento e seleção de pessoas;
  • Gerenciar o desempenho de pessoas;
  • Gestão de movimentação funcional (exoneração e aposentadoria);
  • Gestão de direitos e benefícios;
  • Gestão de folha de pagamentos;
  • Gestão da saúde, qualidade de vida e segurança ocupacional;
  • Desenvolvimento de Pessoas;
  • Gestão do clima organizacional;
  • Gestão de sistemas de informação de pessoal.
  • Participação e controle social
    • Gestão do atendimento aos usuários de serviços públicos;
  • Gestão da transparência ativa e acesso à informação e gestão de dados abertos.
  • Controle Interno
    • Gestão de auditorias e fiscalizações;
  • Corregedoria administrativa;
  • Gestão da integridade e da ética pública.
  • Consultoria Jurídica
    • Análise jurídica de normas, atos e contratos administrativos;
  • Solução de litígios administrativos.
  • Fonte: EGPGP (2020).

    Quadro 6: Macroprocessos de Suporte.
    MACROPROCESSOS DE SUPORTE
    MACROPROCESSOS PROCESSOS
    Gestão Orçamentária e Financeira
    • Gestão do orçamento;
    • Gestão de recursos financeiros;
    • Gestão contábil;
    Gestão Financeira Contábil e de Custos
    • Programação financeira;
  • Gestão financeira;
  • Gestão contábil e gestão de custos
  • Transferência de Recursos
    • Planejamento das Transferências;
  • Operacionalização das Transferências;
  • Gestão das transferências e prestação de contas.
  • Gestão da Tecnologia da Informação
    • Gestão de demandas de TI;
  • Desenvolvimento de soluções de TI;
  • Implantação de soluções de TI;
  • Manutenção e suporte de TI;
  • Gestão da governança de TI.
  • Gestão de Logística, Infraestrutura, Bens e Serviços
    • Aquisição de bens e contratações de serviços;
  • Gestão patrimonial;
  • Gestão de bens de consumo;
  • Gestão de contratos;
  • Gestão de Obras e Engenharia;
  • Manutenção, limpeza e Segurança Predial;
  • Gestão de serviços operacionais.
  • Fonte: EGPGP (2020).

    O estudo completo da Cadeia de Valor do IFPA está disponível por meio do link: https://drive.google.com/file/d/1uyUVZkR5re-XiWb7KRdcBpC59_K0jSme/view?usp=sharing