4 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL
Este Planejamento Estratégico norteará as ações do IFPA para o próximo quinquênio. Ademais, este capítulo orienta todo o conteúdo do PDI, perpassando pelo planejamento da oferta de cursos, organização e gestão de pessoal, da infraestrutura necessária, e pela avaliação institucional. A elaboração deste documento teve como característica preponderante a participação dos servidores e alunos, reforçando a gestão participativa da instituição, na busca pelo envolvimento de todos em prol do futuro do IFPA.
A estrutura do IFPA é formada por 19 unidades, sendo 18 Campi e a Reitoria, portanto, torna-se necessária a definição de ferramentas de gestão que possibilitem o fortalecimento do caráter sistêmico do Instituto, seu posicionamento no mercado, conseguindo agregar valor à imagem institucional.
Durante o período de execução do PDI, o Planejamento Estratégico orientará a elaboração de Planos de Desenvolvimento dos Campi (PDC), Planos Anuais de Ações e Metas (PAM) dos Campi e o Plano Estratégico Anual (PEA) da Reitoria, complementando o planejamento institucional, sendo estes planos de caráter tático e operacional, respectivamente.
4.1 Missão, Valores e Visão
Neste item, serão apresentados a Missão, Valores e Visão do IFPA para o próximo quinquênio.
4.1.1 Missão
Promover educação profissional, científica e tecnológica com base cidadã, por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação, colaborando com o desenvolvimento sustentável da região amazônica.
4.1.2 Valores
- Ética;
- Cidadania;
- Inclusão;
- Integração;
- Respeito;
- Responsabilidade;
- Transparência.
4.1.3 Visão
Ser uma instituição de referência no ensino, pesquisa, extensão e inovação, comprometida com a excelência na educação, visando ao desenvolvimento da região amazônica.
4.2 Direcionamento estratégico
Indo além da estrutura organizacional do IFPA e colaborando para a relação de causa e efeito entre os objetivos estratégicos, o direcionamento estratégico será orientado por meio de estratégias que representam os pilares sobre os quais serão executadas as ações. A estratégia do IFPA é demonstrada no mapa estratégico, com seus objetivos estratégicos e indicadores. É importante ressaltar que continuamente haverá a seguinte relação para a boa execução de qualquer iniciativa estratégica: projetos com indicadores e indicadores com os objetivos estratégicos.
Para tanto, foi aplicada a matriz SWOT em todas as unidades do IFPA para aferir qual o cenário atual dos ambientes interno e externo, para em seguida deliberar o direcionamento estratégico, sendo depois cada estratégia composta por um conjunto de objetivos que proporcionam um encadeamento lógico com a mesma finalidade: cumprir a Missão e alcançar a Visão de Futuro do IFPA
4.2.1 Matriz SWOT
Após a realização das oficinas de Planejamento Estratégico nas 19 unidades do IFPA, com a aplicação da matriz SWOT, apresentamos o resultado consolidado das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. No Quadro 2, é apresentada a consolidação da análise SWOT realizada nas 19 unidades, por meio de oficinas das quais participaram os servidores, os discentes, os gestores e membros da sociedade civil organizada.
SWOT | FORÇA | FRAQUEZA |
---|---|---|
AMBIENTE INTERNO | PONTOS FORTES | PONTOS FRACOS |
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AMBIENTE EXTERNO | OPORTUNIDADES | AMEAÇAS |
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Fonte: PRODIN (2018).
Por conseguinte, avaliando estas variáveis consolidadas no cenário atual, já considerando os ambientes interno e externo das 19 unidades do IFPA, apresentou-se um diagnóstico estratégico participativo recomendando as estratégias de manutenção, fortalecimento e consolidação das boas práticas existentes no IFPA, para no futuro trabalharmos estratégias de crescimento e ampliação com a finalidade de atendimento das demandas regionais. Nesse contexto, baseado no cenário atual, o direcionamento estratégico do IFPA para o próximo quinquênio adotará como prioritários os seguintes Temas Estratégicos:
- Consolidação e ampliação da oferta de vagas, suas infraestruturas e seus potenciais de pesquisa, inovação e extensão;
- Verticalização da oferta de ensino;
- Promoção da qualidade de vida aos servidores;
- Ampliação das políticas de permanência e êxito dos alunos;
- Implantação de sistemas tecnológicos que viabilizem a governança institucional;
- Promoção da integração social, esportiva, artística e cultural da comunidade acadêmica.
4.3 Mapa Estratégico
O Mapa Estratégico está organizado de acordo com as perspectivas do IFPA, utilizando-se como parâmetro as perspectivas do Balanced Scorecard (BSC). De forma a manter um fluxo comunicável e articulado para cada conjunto de unidades, o Mapa Estratégico do IFPA evidencia a integração dos objetivos estratégicos vinculados às perspectivas e ordenados em todos os seus níveis de atuação, orientado sempre pelos valores e com foco na missão, voltados à transformação da sociedade para o alcance do futuro ambicionado na visão institucional.
Nesse sentido, os distintos objetivos estão associados de modo dinâmico e representativo no mapa, sinalizando a sinergia de causa e efeito entre eles, contemplados nas perspectivas inter-relacionadas, representando de forma visual a estratégia institucional.
Assim, o IFPA apresenta seu Mapa Estratégico com uma cadeia lógica composta pelos seus valores norteadores, a missão institucional, a visão de futuro e seus objetivos finalísticos e de suporte direcionados às suas perspectivas.
As perspectivas representam os fatores-chave para uma visão ampliada da instituição. Em outras palavras, cada perspectiva compreende um conjunto de objetivos estratégicos que retratam o que a instituição pretende alcançar mediante um olhar para cada ponto de interesse. Desta forma, são perspectivas do Planejamento Estratégico do IFPA: Aprendizado e Crescimento; Infraestrutura e Tecnologia; Orçamento e Finanças; Processos Internos e Resultados à sociedade.
4.3.1 Aprendizado e Crescimento
Representa as bases que a instituição deve desenvolver para gerar aprendizado e crescimento, melhorando a longo prazo. Abrange quatro categorias principais: capacidade dos servidores; capacidade dos sistemas de informação; clima organizacional e procedimentos organizacionais.
4.3.2 Infraestrutura e Tecnologia
Representa a infraestrutura física e de tecnologia da informação do IFPA, alinhados com as necessidades das unidades que compõem a organização, auxiliando no desenvolvimento das iniciativas estratégicas previstas para o atingimento dos objetivos estratégicos.
4.3.3 Orçamento e Finanças
Representa a informação de recursos orçamentários necessários para a implantação dos objetivos estratégicos da Instituição, bem como as medidas financeiras adotadas para gerar capacidade de investimentos, redução de custos e melhoria da produtividade.
4.3.4 Processos Internos
Representa a melhoria dos processos internos já existentes, bem como cria outros processos inovadores, por meio dos quais a instituição pretende atingir a excelência para o cumprimento da missão institucional e o alcance da visão de futuro da instituição.
4.3.5 Resultados à Sociedade
Representa como os resultados conquistados pelas iniciativas estratégicas executadas pela instituição são percebidos pelos alunos e sociedade, e em quanto contribuem com a satisfação e bem-estar dos alunos e da sociedade.
4.4 Objetivos Estratégicos
Por se tratar de itens indispensáveis para o planejamento institucional, os objetivos estratégicos foram pensados de maneira ampla, ou seja, levando em consideração todas as unidades do IFPA. Eles foram elaborados de acordo com o que se espera do IFPA a longo prazo, ou seja, a visão de futuro, o que oferece tempo para trabalhá-los com calma e ter prazos muito bem definidos durante o quinquênio.
Os objetivos estratégicos foram elaborados a partir da análise do resultado do PDI anterior, além do cruzamento posto após a aplicação da ferramenta Matriz SWOT em todas as unidades do IFPA. Estes objetivos possuem indicadores e metas e estão diretamente relacionadas ao alcance da visão de futuro da instituição.
Os objetivos estratégicos, em seguida, serão desdobrados em itens mais específicos e serão trabalhados no PDC de acordo com as especificidades de cada um dos 18 (dezoito) Campi, além dos planos operacionais, PAM e PEA. O trabalho conjunto determinará o sucesso deste PDI, mas, para que isso ocorra, cada unidade do IFPA terá que focar também em seus objetivos próprios para aperfeiçoar os seus processos. Diante do exposto, seguem os objetivos estratégicos, conforme as 5 (cinco) perspectivas do Planejamento Estratégico do IFPA, elaborados para execução no próximo quinquênio:
- Aprendizado e Crescimento (AC)
- AC1 - Desenvolver a gestão de pessoas com foco em resultados;
- AC2 - Implementar a Governança Institucional.
- Infraestrutura e Tecnologia (IT)
- IT1 - Consolidar e ampliar a infraestrutura;
- IT2 - Disponibilizar recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação de Dados.
- Orçamento e Finanças (OF)
- OF1 – Otimizar a execução orçamentária e financeira.
- Processos Internos (PI)
- PI1 – Institucionalizar e expandir a EaD;
- PI2 – Aumentar a qualidade da formação acadêmica;
- PI3 – Fortalecer a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão;
- PI4 – Fortalecer o processo de ensino e aprendizagem;
- PI5 – Fomentar políticas e programas institucionais e governamentais;
- PI6 – Ampliar a oferta de vagas em pós-graduação e qualificação dos servidores;
- PI7 – Melhorar os indicadores de qualidade educacional e avaliação;
- PI8 – Promover pesquisa científica e tecnológica;
- PI9 – Estimular a difusão do conhecimento;
- PI10 – Melhorar a gestão documental.
- Resultados à sociedade (RS)
- RS1 – Fortalecer as políticas de acesso, permanência, êxito e inclusão social;
- RS2 – Estimular a inovação, sua proteção e transferência para a sociedade;
- RS3 – Aprimorar a comunicação com a sociedade;
- RS4 – Ampliar a sustentabilidade ambiental.
Na Figura 1, é apresentado o Mapa Estratégico dos Objetivos do PDI 2019-2023.
O Quadro 3 apresenta os objetivos estratégicos, indicadores e metas para o período de vigência do PDI 2019-2023.
Objetivo Estratégico | Indicador | Fórmula de Cálculo | Unidade de Medida | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 | 2023 | Unidade Responsável | Unidade Parceira |
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AC1 - Desenvolver a gestão de pessoas com foco em resultados | Percentual de servidores assistidos em Saúde e Qualidade de Vida | Nº de servidores assistidos pelo Programa de Promoção à Saúde e Qualidade de Vida / Nº total de servidores * 100 | Percentual | 32% | 33% | 35% | 40% | 45% | PROGEP | – |
Quantidade de servidores capacitados | Não tem fórmula. | Unidade | 559 | 605 | 606 | 634 | 658 | PROGEP | PROAD PROPPG PROEN PROEX DTI DPDI Campi | |
Percentual de processos da área de gestão de pessoas padronizados | Nº de processos padronizados da área de gestão de pessoas / Nº total de processos mapeados da área de gestão de pessoas * 100 | Percentual (Cumulativo) | 40% | 40% | 60% | 80% | 100% | PROGEP | – | |
Índice de Titulação Docente | (Nº de Doutores * 5 + Nº de Mestres * 4 + Nº de Especialistas * 3 + Nº de Aperfeiçoados * 2 + Nº de Graduados * 1) / Nº Total de docentes | Índice | 4 | 4,1 | 4,2 | 4,4 | 4,5 | PROGEP | PROPPG Campi | |
Índice de Titulação dos Servidores Técnico- Administrativos | (Nº de Doutores * 5 + Nº de Mestres * 4 + Nº de Especialistas * 3 + Nº de Aperfeiçoados * 2 + Nº de Graduados * 1 + Nº de Não Graduados * 0,5) / Nº Total de Técnico-administrativos | Índice | 3 | 3,1 | 3,3 | 3,4 | 3,5 | PROGEP | PROPPG Campi | |
Percentual de satisfação dos servidores | Nº de servidores satisfeitos / Nº total de servidores * 100 | Percentual | 50% | 55% | 60% | 65% | 70% | PROGEP | DSQV | |
AC2 - Implementar a Governança Institucional | Percentual de processos de negócio modelados | Nº de processos de negócio modelados / Nº total de processos de negócio identificados * 100 | Percentual (Cumulativo) | 10% | 20% | 20% | 30% | 50% | DPDI | Unidades da Reitoria e Campi |
Percentual de projetos de gestão gerenciados | Nº de projetos de gestão gerenciados / Nº total de projetos de gestão identificados * 100 | Percentual (Cumulativo) | – | – | 20% | 40% | 50% | DPDI | Unidades da Reitoria e Campi | |
Percentual de eficácia na execução do PDI | Nº de metas alcançadas / Nº total de metas previstas no PDI para cada exercício * 100 | Percentual | 70% | 75% | 80% | 85% | 90% | DPDI | Unidades da Reitoria e Campi | |
Média do Percentual de Cumprimento da Mitigação dos Riscos | Soma do Percentual de Cumprimento da Mitigação dos Riscos identificados pelas unidades / Nº total de riscos identificados * 100 | Percentual | 100% | 100% | 50% | 60% | 70% | DPDI | Comitê Gestor de Riscos Unidades da Reitoria e Campi | |
Percentual de Execução Orçamentária alinhada aos Objetivos Estratégicos | Valor executado alinhado aos objetivos estratégicos / Valor total da execução orçamentária * 100 | Percentual | 60% | 70% | 80% | 80% | 90% | DPDI | Unidades da Reitoria e Campi | |
IT1 - Consolidar e ampliar a infraestrutura | Número de unidades com Projetos de Prevenção Contra Incêndio (PCI) aprovados | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 5 | 9 | 12 | 15 | 19 | PROAD | DINF Campi |
Número de Campi regularizados com relação ao HABITE-SE, AVCB, titularidade do terreno e registro no SPIUnet | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 1 | 3 | 5 | 7 | 9 | PROAD | DINF Campi | |
Percentual de área construída | m² construído no ano / m² total existente no ano anterior * 100 | Percentual | 10% | 20% | 20% | 30% | 30% | PROAD | DINF Campi | |
Número de Campi com Refeitório ou Restaurante Estudantil construído | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 6 | 8 | 10 | 12 | 18 | PROAD | DINF Campi | |
Número de Campi com Espaço de Convivência construído | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 6 | 8 | 10 | 12 | 18 | PROAD | DINF Campi | |
Número de Campi com Quadra Coberta | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 10 | 12 | 14 | 16 | 18 | PROAD | DINF Campi | |
IT2 - Disponibilizar recursos de tecnologia da informação e comunicação de dados | Número de Ações do Planejamento Estratégico de TI (PETI) alinhado à Gestão Institucional | Não tem fórmula. | Unidade | 5 | 5 | 5 | 5 | 5 | DTI | FORTI/CONIF |
Percentual de Analistas e Técnicos de TI alinhados ao PETI | Nº de participantes no encontro dos Analistas e Técnicos de TI / Nº total de Analistas e Técnicos de TI em exercício na função * 100 | Percentual | 80% | 80% | 80% | 80% | 80% | DTI | CGTI | |
Número de Novos Módulos do Sistema Integrado de Gestão (SIG) homologados para utilização na instituição | Não tem fórmula. | Unidade | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | DTI | CSI | |
Número de Projetos Avançados de manutenção, ajustes, novas funcionalidades para os sistemas de informação em utilização na instituição | Não tem fórmula. | Unidade | 12 | 14 | 14 | 16 | 16 | DTI | CSI | |
Número de Projetos Avançados de infraestrutura de comunicação de dados | Não tem fórmula. | Unidade | 5 | 5 | 6 | 6 | 6 | DTI | CRI | |
Número de Projetos Avançados de Governança de TI alinhados à Governança Institucional | Não tem fórmula. | Unidade | 4 | 4 | 5 | 5 | 5 | DTI | CG | |
OF1 - Otimizar a execução orçamentária e financeira | Percentual de custeio em Manutenção Predial Preventiva e Corretiva | Nº de recursos aplicados em manutenção predial preventiva e corretiva / Nº total de recursos da Matriz Orçamentária * 100 | Percentual | 10% | 10% | 10% | 10% | 10% | PROAD | Campi |
Número de licitações compartilhadas realizadas | Não tem fórmula. | Unidade | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | PROAD | Campi | |
Percentual de arrecadação de recursos | Nº de recursos (R\() arrecadados / Nº de recursos (R\)) disponibilizados na Matriz * 100 | Percentual | 20% | 20% | 3,50% | 4% | 5% | PROAD | Campi | |
PI1 - Institucionalizar e expandir a EaD | Número de campi com polos de apoio presencial criados e avaliados | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 5 | 10 | 11 | 15 | 18 | CTEAD | Todos os Campi |
Número de cursos na modalidade a distância disponíveis para a oferta | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 2 | 3 | 4 | 5 | 7 | CTEAD | PROEN PROEX PROPPG Todos os Campi | |
Percentual de vagas autorizadas para cursos na modalidade a distância | Nº de Vagas autorizadas para cursos na modalidade a distância / Nº Total de Vagas ofertadas * 100 | Percentual | 3% | 5% | 6% | 8% | 10% | CTEAD | Todos os Campi | |
PI2 - Aumentar a qualidade da formação acadêmica | Número de parcerias firmadas, visando ao fomento de vagas de estágio, cooperação técnica, intercâmbio de servidores, discentes e egressos | Não tem fórmula. | Unidade | 10 | 13 | 20 | 25 | 30 | PROEX | Campi |
Número de vagas de Estágio fomentadas por meio de parcerias firmadas | Não tem fórmula. | Unidade | 60 | 80 | 100 | 120 | 140 | PROEX | Unidades da Reitoria Campi | |
Número de pessoas atendidas pelos Testes de Proficiência, aplicados para a comunidade interna | Não tem fórmula. | Unidade | 60 | 80 | 100 | 120 | 150 | PROEX | Campi | |
PI3 - Fortalecer a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. | Número de ações institucionais com foco na integração entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão | Não tem fórmula. | Unidade | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | PROEX | PROEN PROPPG Campi |
Número de projetos executados nos Núcleos de Extensão (NAC, NEL, NTA, NEABI, entre outros) | Não tem fórmula. | Unidade | 25 | 30 | 105 | 120 | 145 | PROEX | PROEN PROPPG Campi | |
Número de projetos executados por meio da Curricularização da Extensão | Não tem fórmula. | Unidade | 0 | 40 | 75 | 95 | 120 | PROEX | PROEN PROPPG Campi | |
Número de exemplares físicos, eletrônicos e/ou digitais da Revista de Extensão “Tecendo Caminhos” publicados | Não tem fórmula. | Unidade | 2500 | 2500 | 2500 | 2500 | 2500 | PROEX | Campi ASCOM | |
Número de Cursos FIC ofertados pelo Centro de Idiomas | Não tem fórmula. | Unidade | 5 | 7 | 24 | 32 | 40 | PROEX | Campi | |
PI4 - Fortalecer o processo de ensino e aprendizagem | Percentual de cursos de graduação participantes do Programa de Monitoria | Nº de Cursos de Graduação Participantes do Programa de Monitoria / Nº Total de Cursos de Graduação * 100 | Percentual (Cumulativo) | 50% | 60% | 70% | 80% | 80% | PROEN | DES Campi com oferta de cursos de graduação |
Percentual de cursos de Educação Básica e Profissional e de Ensino de Graduação com política de nivelamento implementada | Nº de cursos de Educação Básica e Profissional e de ensino de graduação com política de nivelamento implementada / Nº Total de cursos de Educação Básica e Profissional e de ensino de graduação * 100 | Percentual (Cumulativo) | 0% | 30% | 30% | 40% | 60% | PROEN | DEBP DES DIV DPE Todos os Campi | |
Percentual de cursos de Educação Básica e Profissional e Ensino de Graduação com projetos de ensino desenvolvidos | Nº de cursos de Educação Básica e Profissional e ensino de graduação com projetos de ensino desenvolvidos / Nº Total de Cursos de Educação Básica e Profissional e ensino de graduação * 100 | Percentual (Cumulativo) | 10% | 20% | 20% | 20% | 20% | PROEN | DEBP DES Todos os Campi | |
Percentual de estudantes com necessidades educacionais específicas acompanhados pelo NAPNE | Nº de estudantes com necessidades educacionais específicas acompanhados pelo NAPNE / Nº Total de estudantes com necessidades educacionais específicas * 100 | Percentual (Cumulativo) | 60% | 80% | 80% | 90% | 100% | PROEN | DAAI Todos os campi | |
Percentual de cursos de graduação com mínimo de 10% de sua carga horária obrigatória constituído por programas e projetos de extensão | Nº de Cursos de Graduação com mínimo de 10% de sua carga horária obrigatória constituído por programas e projetos de extensão / Nº Total de Cursos de Graduação * 100 | Percentual (Cumulativo) | 0% | 40% | 100% | 100% | 100% | PROEN | DES PROEX PROPPG Campi com oferta de ensino superior | |
Percentual de cursos de licenciatura participantes de Programa de Iniciação à Docência | Nº de Cursos de Licenciatura Participantes do Programa de Iniciação à Docência / Nº Total de Cursos de Licenciatura * 100 | Percentual (Cumulativo) | 30% | 35% | 35% | 40% | 40% | PROEN | DES Campi com oferta de cursos de licenciatura | |
PI5 - Fomentar políticas e programas institucionais e governamentais | Número de ações extensionistas realizados pela PROEX, com abrangência institucional | Não tem fórmula. | Unidade | 9 | 9 | 9 | 9 | 9 | PROEX | Campi |
Número de projetos executados por meio do Programa de Apoio às Atividades de Extensão do IFPA (PRO-EXTENSÃO) | Não tem fórmula. | Unidade | 36 | 36 | 36 | 36 | 36 | PROEX | Campi | |
Museu do IFPA implantado | Não tem fórmula. | Binário | Não | Não | Não | Não | Sim | PROEX | Campi | |
Número de Unidades Empreendedoras implantadas | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 3 | 6 | 7 | 12 | 16 | PROEX | Campi | |
Percentual de egressos atendidos pelo Planos de Providências de Atendimento aos Egressos (PPAE) | Nº de egressos dos últimos 3 anos atendidos pelo PPAE / Nº de egressos dos últimos 3 anos *100 | Percentual | 3% | 4% | 5% | 6% | 7% | PROEX | CGIPEs Setores Extensão/ Campi | |
Número de Boletins produzidos pela Rede OMT | Não tem fórmula. | Unidade | 2 | 2 | 2 | 2 | 2 | PROEX | DPDI PROPPG CGIPEs Setores de Extensão/ Campi | |
Percentual de Egressos inseridos no mercado de trabalho | Nº de egressos inseridos no mercado de trabalho dos últimos 3 anos / Nº Total egressos formados dos últimos 3 anos * 100 | Percentual | – | – | 5% | 10% | 15% | PROEX | CGIPE’s OMT’s Setores de Extensão/ Campi | |
PI6 - Ampliar a oferta de vagas em pós-graduação e qualificação dos servidores | Número de convênios de cooperação técnico-científico e educacional (Minter, Dinter e cooperações) com IES públicas para a qualificação do corpo de servidores | Não tem fórmula. | Unidade | 5 | 5 | 3 | 4 | 5 | PROPPG | - |
Número de bolsas e auxílios de Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado do Programa Institucional de Qualificação (PIQ/IFPA), por meio de Editais anuais | Não tem fórmula. | Unidade | 10 | 10 | 4 | 4 | 4 | PROPPG | - | |
Número de cursos de pós-graduação stricto sensu | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 4 | 5 | 5 | 5 | 6 | PROPPG | Campi | |
Percentual de vagas ofertadas em Pós-graduação lato sensu | Nº de vagas ofertadas em Pós-graduação “lato sensu” / Nº total de vagas ofertadas * 100 | Percentual | 6% | 7% | 8% | 8% | 8% | PROPPG | Campi | |
PI7 - Melhorar os indicadores de qualidade educacional e avaliação | Percentual de requisitos de Acessibilidade | Nº de requisitos de acessibilidade atendidos / Nº total de requisitos de acessibilidade estabelecidos na legislação * 100 | Percentual (Cumulativo) | 5% | 10% | 15% | 20% | 25% | PROAD | DINF DPDI PROEN Campi |
Índice Geral de Cursos (IGC)* | Definida anualmente pelo INEP | Unidade | 4 | 4 | 4 | 5 | 5 | PROEN | Campi com oferta de ensino superior | |
Média das notas dos cursos no Conceito de Curso (CC)* | Soma das Notas das Avaliações in loco / Nº de Cursos Avaliados | Unidade | 4 | 4 | 4,1 | 4,2 | 4,3 | PROEN | Campi com oferta de ensino superior | |
PI8 - Promover pesquisa científica e tecnológica | Número de bolsas nos programas institucionais de iniciação científica, tecnológica e inovação do CNPq /CAPES /FAPESPA | Não tem fórmula. | Unidade | 55 | 55 | 50 | 50 | 50 | PROPPG | - |
Número de Campi com Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) implantado | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 8 | 11 | 14 | 17 | 18 | PROPPG | Campi | |
Número de Eventos Institucionais de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (ICTI) | Não tem fórmula. | Unidade | 15 | 18 | 18 | 18 | 18 | PROPPG | Campi | |
Número de Projetos de Pesquisa executados em parceria com o setor produtivo | Não tem fórmula. | Unidade | 8 | 10 | 12 | 15 | 15 | PROPPG | Campi | |
PI9 - Estimular a difusão do conhecimento | Número de livros impressos e em formato digital publicados pela Editora do IFPA | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | PROPPG | – |
Número de títulos de livros cadastrados junto à Biblioteca Nacional pelo prefixo editorial do IFPA | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 18 | 22 | 27 | 33 | 40 | PROPPG | – | |
PI10 - Melhorar a gestão documental | Implementação da Política de Arquivo Institucional | Não tem fórmula. | Binário | Não | Não | Não | Não | Sim | Gabinete da Reitoria | PROAD Comissão AFD Arquivistas DTI Campi |
Número de documentos organizados de acordo com o CONARQ | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 4.000 | 5.000 | 6.500 | 8.000 | 9.500 | Gabinete da Reitoria | PROAD Comissão AFD Arquivistas DTI Campi | |
RS1 - Fortalecer as políticas de acesso, permanência, êxito e inclusão social | Percentual de estudantes atendidos pela Política de Assistência Estudantil | Nº de alunos atendidos pela Política de Assistência Estudantil / Nº de total de alunos matriculados que atendam os critérios da Política * 100 | Percentual | 80% | 85% | 90% | 90% | 90% | PROEN | Todos os Campi |
Número de campi com NAPNEs estruturados, conforme regulamentação | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 5 | 8 | 8 | 12 | 15 | PROEN | DAAI Todos os Campi | |
Número de Campi com Política de Ações Afirmativas Específicas implementada | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 0 | 12 | 12 | 14 | 18 | PROEN | DAAI Todos os Campi | |
Percentual de vagas ofertadas para cursos técnicos de nível médio na forma integrada | Nº de vagas ofertadas para cursos técnicos de nível médio na forma integrada / Nº total de vagas ofertadas * 100 | Percentual | 30% | 30% | 30% | 30% | 30% | PROEN | DEBP Todos os Campi | |
Percentual de vagas ofertadas para o EJA-EPT | Nº de vagas ofertadas para o EJA-EPT / Nº total de vagas ofertadas no ano anterior * 100 | Percentual | 7% | 9% | 10% | 10% | 10% | PROEN | DEBP Todos os Campi | |
Percentual de vagas ofertadas para Licenciaturas e Programas de Formação Docente | Nº de vagas ofertadas para Licenciatura e Programas de Formação Docente / Nº total de vagas ofertadas * 100 | Percentual | 20% | 20% | 20% | 20% | 20% | PROEN | DES PROPPG Todos os Campi | |
Índice de Eficiência Acadêmica | Taxa de Conclusão + (Taxa de Conclusão / (Taxa de Conclusão + Taxa de Evasão)) * Taxa de Retenção | Percentual | 48% | 49% | 50% | 51% | 52% | PROEN | DPE PROEX PROPPG DPDI Campi | |
RS2 - Estimular a inovação, sua proteção e transferência para a sociedade | Número de tecnologias produzidas pelo IFPA protegidas | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 8 | 10 | 10 | 11 | 12 | PROPPG | – |
Número de ações de difusão da inovação realizadas em parceria com outras instituições públicas e privadas | Não tem fórmula. | Unidade | 4 | 5 | 5 | 6 | 7 | PROPPG | PROEX Campi | |
Número de licenciamentos e transferências de tecnologias para o setor privado, educacional ou comunidades locais realizados | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 5 | 7 | 5 | 5 | 5 | PROPPG | PROEX | |
RS3 - Aprimorar a comunicação com a sociedade | Número de campanhas criadas e divulgadas em multimeios para os públicos de interesse. | Não tem fórmula. | Unidade | 4 | 4 | 4 | 4 | 4 | ASCOM Reitoria | ASCOM Campi |
Número de veiculação de matérias jornalísticas sobre Ensino, Pesquisa e/ou Extensão na imprensa | Não tem fórmula. | Unidade | 26 | 26 | 52 | 78 | 104 | ASCOM Reitoria | ASCOM Campi | |
Número de acessos às matérias publicadas no site e redes sociais do IFPA | Não tem fórmula. | Unidade | 200.000 | 250.000 | 4.000.000 | 5.000.000 | 6.000.000 | ASCOM Reitoria | ASCOM Campi | |
Percentual de eficiência no atendimento das manifestações | Nº de manifestações atendidas e acatadas / Nº total de manifestações recebidas * 100 | Percentual | 100% | 100% | 100% | 100% | 100% | Ouvidoria Geral | Ouvidorias nos Campi | |
Número de Campi com Ouvidoria Local com gestores do e-OUV implantadas | Não tem fórmula. | Unidade | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | Ouvidoria Geral | Ouvidorias nos Campi | |
Número de Campi com e-SIC Implantado | Não tem fórmula. | Unidade | 5 | 4 | 4 | 5 | – | Gabinete da Reitoria | Gabinete dos Campi | |
Número de serviços prestados em meio digital | Não tem fórmula. | Unidade (Cumulativo) | 5 | 10 | 15 | 20 | 25 | Gabinete da Reitoria | Gabinete dos Campi | |
Percentual de Satisfação dos usuários com os serviços digitais do IFPA | Nº de usuários satisfeitos com os serviços digitais do IFPA / Nº total de usuários entrevistados * 100 | Percentual | 70% | 75% | 80% | 85% | 90% | Gabinete da Reitoria | DTI | |
Número de dados abertos publicados no Portal Brasileiro de Dados Abertos | Não tem fórmula. | Unidade | 20 | 30 | 40 | 45 | 50 | DPDI | Comitê de Dados Abertos e DTI | |
RS4 - Ampliar a sustentabilidade ambiental | Índice Global de sustentabilidade do IFPA | (Soma das razões indicador/meta do PLS institucional e do PIAA/ nº total de indicadores do PLS e do PIAA)*100 | Percentual | – | – | 75% | 80% | 90% | DPDI | Campi |
Fonte: DPDI (2020).
4.4.1 Indicadores e metas
Os indicadores são métricas que geram informações, permitindo acompanhar o desenvolvimento dos objetivos estratégicos, identificando avanços, melhorias na qualidade, correção de problemas e necessidade de mudança. São, também, instrumentos de gestão essenciais para o acompanhamento dos resultados alcançados em relação aos objetivos definidos no Planejamento Institucional.
Nesse contexto, eles existem para medir aspectos expressivos para a Instituição, como: controle, melhoria, informação e outros. Além disso, servem para auferir se os objetivos estratégicos estabelecidos estão sendo alcançados. Para isso, possuem unidades de medidas associadas, além de atributos como, fórmula, unidade de medida, fonte de dados, responsáveis e periodicidade. Portanto, os indicadores medem o alinhamento entre o ambicionado e o concretizado no processo de planejamento.
Definido o modelo de gestão a ser seguido pelos próximos anos, que prevê reuniões periódicas para análise das estratégias, os indicadores são itens imprescindíveis para garantir o monitoramento adequado do cumprimento da estratégia. É importante ressaltar, que mesmo estando validados, os indicadores são passíveis de alterações, tal alteração ou exclusão de um indicador deve acontecer sempre que se perceber que este não está conseguindo apontar ações para algo que vai gerar um resultado institucional. Neste caso, deve-se realizar uma discussão com o setor que está à frente do indicador para se saber qual a relevância de aferição destas informações, sendo todas as circunstâncias analisadas. No mesmo sentido, vale lembrar que a deliberação de inserção, troca ou retirada de indicadores do Planejamento Estratégico será feita em conjunto, durante as Reuniões de Análise das Estratégias (RAEs).
As metas estabelecidas pela Instituição têm que refletir a sua realidade, outrossim, ela representa o estado futuro de um desempenho desejado. Para este fim, são temporais e estritamente ligadas a prazos e são mensuráveis. Para isso, cada indicador deve apontar uma meta anual a ser alcançada. Destarte, a meta é o caminho a ser percorrido para que se possa alcançar o objetivo almejado pela instituição quantitativa e qualitativamente.
4.5 Monitoramento
Neste item, constam informações do Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP) e do Painel do ForPDI.
4.5.1 Sistema Integrado de Gestão de Planejamento e de Projetos (SIGPP)
O SIGPP é um sistema que auxiliará a gestão no monitoramento das iniciativas estratégicas executadas anualmente no IFPA. Para assegurar o alcance dos objetivos do PDI 2019-2023, foram definidos indicadores e metas que serão monitorados constantemente no SIGPP e por meio de RAE, onde será avaliada a execução do Planejamento Estratégico, pautadas nos indicadores de esforço e resultados e das iniciativas estratégicas, sendo possível então alterar indicadores e aprovar ou encerrar projetos, por exemplo.
Essa ferramenta de gestão permitirá que os desdobramentos dos objetivos do PDI sejam perpassados aos planos gerenciais ou táticos, PDCs, e aos planos operacionais, PEA e PAM. Neste sentido, viabilizará a implementação dos planos de ações dentro do alinhamento das perspectivas do Mapa Estratégico com indicadores e metas já definidos no quinquênio, proporcionando, dessa maneira, formas de repensar a melhoria contínua dos processos do IFPA.
A RAE será um instrumento de gestão para facilitar a percepção do rumo que o IFPA estará seguindo e auxiliar na tomada de decisão sobre quais intervenções devem ser feitas, para que toda a instituição caminhe sempre com a melhor estratégia. A ideia inicial foi que as reuniões quadrimestrais ocorressem com uma agenda incorporada ao CODIR, garantindo a representatividade de todos os gestores das unidades da instituição. No entanto, neste processo de revisão do PDI, e em atendimento ao que dispõe a IN nº 24/2020/ME, estas reuniões deverão ocorrer trimestralmente, a partir dos próximos anos, pelo Comitê de Governança, Riscos, Controles e Integridade (CGRCI) do IFPA, que deverá analisar os relatórios de monitoramento e validá-los.
O sistema de monitoramento e avaliação apresentará informações por meio de gráficos, relatórios de atividades e de gestão que refletirão os resultados quantitativos e qualitativos, evidenciando as execuções das ações de formas parciais e finais, trazendo portanto, dados sobre a eficiência do desempenho em conjunto com a eficácia do resultado do que foi planejado, auxiliando assim o desenvolvimento da estratégia e a tomada de decisão referente à solução dos problemas identificados, direcionando as ações, efetivamente, para o alcance da visão de futuro.
4.5.2 Painel do ForPDI
Os objetivos e metas do IFPA para os anos de vigência do PDI são informações essenciais, pois serão referência para análises subsequentes para verificação do desempenho da instituição a ser demonstrado por meio de resultados tangíveis. Para tanto, o SIGPP será utilizado para monitorar o plano e gerar relatórios sobre a execução das metas. Esse sistema está passando por customizações que almejam atender essas demandas.
Todavia, para contribuir com a geração de dados sobre o PDI, também poderão ser utilizados recursos ferramentais da Plataforma ForPDI, que disponibilizará um Painel de Bordo, também chamado de Dashboard, que permitirá o acompanhamento e monitoramento dos indicadores e metas do PDI, representando as informações referentes à sua execução. Trata-se, na verdade, de um Painel de Gestão com gráficos e tabelas sobre o PDI que possibilitará a tomada de decisão de forma mais rápida, pois é possível gerir automaticamente todas as metas do indicador de acordo com a sua periodicidade. É possível também definir diferentes perfis de acesso para visualização do painel.
4.6 Cadeia de Valor do IFPA
A cadeia de valor é um instrumento básico da gestão por processos, uma representação lógica do conjunto de processos que remetem às suas respectivas atividades, facilitando a percepção quanto a necessidade de esforços para resultados institucionais à sociedade.
A decomposição da cadeia de valor na arquitetura de processos permite a identificação das atividades, com suas forças e fraquezas, fontes de custo, indicadores e o potencial de diferenciação dos macroprocessos de negócio.
A oportunidade de melhoria dos processos passa a ser identificada, uma vez que a Cadeia de Valor permite também constatar sobreposições, lacunas e deficiências nas atividades da instituição.
A partir da Cadeia de Valor, da sua relação com os objetivos estratégicos traçados no PDI, que facilita a percepção quanto à necessidade de atenção, o que potencializa resultados à sociedade, é garantido o ciclo que corresponde ao diagnóstico, ao monitoramento e a avaliação da estratégia organizacional. A Cadeia de Valor tem a finalidade de:
- apresentar, de forma clara, a relação entre as estratégias de gestão e os resultados;
- facilitar a visualização das potencialidades institucionais ao público interno e externo;
- revelar as relações existentes entre o fazer da instituição e os valores entregues aos alunos e a sociedade;
- apresentar de forma simplificada os macroprocessos realizados na instituição.
O destaque vai para a representação dos macroprocessos finalísticos apresentados de forma encadeada, sequencial (ponta a ponta), a exemplo do estudo de demanda à certificação profissional e a gestão do egresso. O movimento restante desse encadeamento valoriza a necessidade de fortalecimento dos fluxos nas diversas áreas de negócio das unidades que compõem o IFPA.
- da identificação da demanda ao planejamento do Ensino, Pesquisa e Extensão;
- dos estudos preliminares à aprovação do curso;
- da prospecção da demanda ao acesso do aluno;
- da matrícula do aluno à certificação;
- da certificação à gestão do egresso;
- da Prospecção de fomento à aprovação do PD&I;
- da realização da pesquisa à produção de conhecimento;
- da produção de conhecimento à transferência de tecnologia;
- da Prospecção à aprovação de atividades de extensão;
- da intervenção Extensionista à geração de produtos;
- da geração de produtos ao gerenciamento dos produtos.
Macroprocessos de Governança e de Apoio apresentam destaques para a comunicação institucional, a participação e controle social, a gestão do desenvolvimento e gerenciamento de pessoas, além dos que, a partir de atuação sistêmica viabilizam as condições necessárias ao desenvolvimento dos macroprocessos finalísticos e a entrega de valores aos alunos e a sociedade, conforme apresentado na Figura 2.
Os Quadros 4, 5 e 6 apresentam, respectivamente, os macroprocessos finalísticos, de gestão e de suporte.
Fonte: EGPGP (2020).
MACROPROCESSOS | PROCESSOS |
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Da identificação da demanda ao planejamento do Ensino, Pesquisa e extensão. |
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Dos estudos preliminares à aprovação do curso. |
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Da prospecção do aluno ao acesso do aluno |
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Da Matrícula do aluno à conclusão e certificação |
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Da prospecção à aprovação de atividades de extensão |
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Da intervenção extensionista à geração de produtos |
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Da Prospecção de fomento à aprovação de PD&I |
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Da realização da pesquisa à produção de conhecimento e transferência de tecnologia |
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Fonte: EGPGP (2020).
MACROPROCESSOS | PROCESSOS |
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Gestão Estratégica |
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Gestão da Governança |
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Comunicação e Relações Institucionais |
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Planejamento e orçamento |
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Modernização Organizacional |
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Gestão do Desenvolvimento e Gerenciamento de Pessoas |
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Participação e controle social |
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Controle Interno |
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Consultoria Jurídica |
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Fonte: EGPGP (2020).
MACROPROCESSOS | PROCESSOS |
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Gestão Orçamentária e Financeira |
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Gestão Financeira Contábil e de Custos |
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Transferência de Recursos |
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Gestão da Tecnologia da Informação |
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Gestão de Logística, Infraestrutura, Bens e Serviços |
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Fonte: EGPGP (2020).
O estudo completo da Cadeia de Valor do IFPA está disponível por meio do link: https://drive.google.com/file/d/1uyUVZkR5re-XiWb7KRdcBpC59_K0jSme/view?usp=sharing